Estratégia para Criar Web Rádio

Estratégia e Definição para Criar uma Web Rádio de Sucesso [Parte 1]

A tarefa de criar uma web rádio, também conhecida como rádio online, pode ser um processo mais simples do que parece, pois a internet tem muitas ferramentas de transmissão de baixo custo.

Por este motivo qualquer pessoa pode ter sua programação, seu público, uma boa audiência e até rentabilidade. Com boas estratégias e planejamentos, pois para se ter um canal de comunicação de massa deixou de ser, há muito tempo, a exclusividade de grandes empresas neste departamento.

Hoje vivemos em um mundo de alta conectividade, as pessoas têm facilidade de acesso a conteúdos, de qualquer lugar, na palma de suas mãos, utilizando seus smartphones e tablets.

Sendo assim, vamos apresentar neste blog, algumas dicas de como você deve planejar a criação de uma web rádio. Tenha as informações necessárias que vão te guiar desde a criação da estação na internet a montagem da sua programação.

Mas antes, daremos uma breve explicação sobre o conceito de web rádio, assim será possível compreender suas especificações. Veja abaixo:

O que é uma web rádio?

Há alguns anos atrás, era preciso ter um equipamento eletrônico de rádio para escutar músicas, programas e outras informações, mas hoje, a expansão da internet e dos recursos digitais, até mesmo outros meios de transmissão, como: televisão, rádio, jornal, entre outros, iniciaram as versões online, com hospedagem e transmitindo pela internet.

Antigamente as pessoas eram receptoras, mas hoje podem ser produtoras de conteúdo, pois se pararmos para pensar a digitalização mudou o meio de comunicação das pessoas.

As fronteiras de transmissão são infinitas, pela web rádio, pois é possível ser acessada por pessoas de outras cidades, estados e até mesmo de outros países.

As rádios convencionais a transmissão é dependente de ondas eletromagnéticas, porém via web rádio o áudio é propagado pelo meio digital, é por este motivo que chega para qualquer pessoa que esteja conectada à internet.

Você deve estar se perguntando:

Como é possível montar a programação com qualidade, fazer criação de conteúdos que sejam relevantes, criar uma playlist de músicas e notícias e fazer com que seja transmissão pela internet?

Por isso que lembramos a você, que o processo é muito simples.

Confira como montar e fazer o gerenciamento da sua web rádio.

Estabelecendo o gênero para a web rádio

Primeiramente é necessário fazer um planejamento das suas ações, antes que sua web rádio vá ao ar. O planejamento requer primeiramente, a definição do gênero da sua rádio, sendo a temática e o foco da sua programação.

Realizando assim um gerenciamento com mais eficácia em seu canal, estabelecendo qual será seu público-alvo com precisão e procura de parcerias comerciais.

Abaixo alguns exemplos dos gêneros para rádio e web rádio:

 

  • Rádio musical:

 

Esta programação compõe músicas, contendo pequenos espaços para locução, entretenimento, comentários e notícias. Podendo ser segmentada por alguns estilos musicais, como: sertanejo, pop rock, clássicos, jazz, entre outros ou abrigar todos os ritmos.

 

  • Rádio noticiosa

 

Seu objetivo é ter conteúdo de notícias ou jornalístico, dando informações atuais e incluir prestações de serviços ao público. Seu conteúdo pode ser variado, abordando outros temas ou direcionar a um assunto, como por exemplo: economia, saúde, educação e qualquer outro que seja pertinente à audiência e ao horário.

 

  • Rádio esportiva

 

A sua principal programação é passar informação direcionada para o departamento de esporte, pode-se abrir um espaço para transmissão de jogos ao vivo.

  • Rádio entretenimento

 

É uma programação mais variada, incluindo notícias que podem não ser atuais, até músicas, debates, entrevistas, entre outros.

 

  • Rádio trânsito

 

É dar informação em tempo real, de como está o tráfego de trânsito da cidade ou região, auxiliando o motorista uma estratégia para chegar ao seu destino.

 

  • Rádio religiosa

 

É feito compartilhações de notícias e músicas de uma determinada denominação religiosa e é possível transmitir cultos, eventos e pregações, de preferência em tempo real. Inclua momentos de reflexão e interação com seus ouvintes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *