Estratégia e Definição para Criar uma Web Rádio de Sucesso [Parte 2]

Conforme informado no post anterior, é preciso que escolha um gênero da sua web rádio, em seguida, é necessário estabelecer a programação do seu público-alvo, isto é, as pessoas que podem se interessar pelo seu conteúdo.

Esse passo é de grande importância e fundamental, ou melhor, a essência de um canal de comunicação é sua audiência. É para ela que sua programação e possíveis anúncios devem ser pensados.

Suponhamos que a escolha do gênero para a sua rádio seja musical. Embora tenha diversos ritmos e estilos, o gosto de cada pessoa varia muito. Caso deseje atingir um público adolescente, por exemplo, caso toque músicas clássicas, dos anos 70 e 80, pode não satisfazer esta categoria e não fará tanto sucesso.

Se optar por estilos pop e mais atuais, sem dúvida estará tocando o gosto desse grupo.

Por este motivo, é necessário fazer a análise do seu público-alvo, fazendo com que seja o essencial para o planejamento da web rádio. Com este processo, você poderá pensar na programação que seja adequada e terá sua audiência em um nível elevado.

Hoje temos muitos estrategistas do setor de comunicação, que fazem a criação de personagens imaginários, mais conhecido como, avatares. Representando o público-alvo, através de suas ações. Para isso, é necessário que sejam feitas algumas perguntas, tais como:

  • sexo: masculino, feminino ou ambos;
  • faixa etária: acima dos 35 anos, adolescentes, idosos;
  • classe: média, alta, baixa, todas;
  • escolaridade: superior, universitário, escolar;
  • gostos e preferências: aventureiros, surfistas, religiosos, esportistas;
  • frequência na internet: alta, média, baixa;
  • formas de acesso à internet: computador, smartphone, tablets, entre outros.

Caso queira maiores informações, é possível incluir outras perguntas, mas obtendo a resposta destas perguntas, você terá feito um primeiro estudo sobre o seu público-alvo e dispondo de um recurso para montar sua programação.

Reunindo os equipamentos necessários

Vamos fazer uma checagem se você dispõe de todos os recursos necessários, antes de colocar a web rádio no ar e para o seu perfeito funcionamento.

É necessário que tenha um computador com uma boa conexão de internet, recomendamos que seja acima de 1 MB, é preciso que tenha um serviço de streaming, que fará a transmissão da sua programação pela Internet, podendo ser em tempo real ou agendada.

O serviço de streaming é o programa Auto DJ, com ele você terá transmissão, além de soluções práticas para montagem e edição da sua programação.

Sendo possível o armazenamento de seus áudios e músicas, além de poder configurar uma playlist e soltar em sua programação, podendo ter o recurso de vinhetas e locuções automáticas, por exemplo, com informação de hora, dia e condição do trânsito.

É preciso o uso de alguns acessórios no auxílio do seu trabalho no dia a dia. Caso você opte por uma rádio informativa, será necessário ter um bom microfone, cadeira e mesa (para ter a oportunidade de receber entrevistados), câmeras e monitores de som, entre outros.

Reserve um bom espaço para sua rádio, auxiliamos que dê preferência, locais que tenha pouca interferência de pessoas e barulhos externos.

Expondo assim, parece que pode atrapalhar sua transmissão, afirmamos que não vai, devido ao serviço de streaming estar apto para colocar a rádio no ar sem nenhum problema ou ruído.

Conforme o trabalho que vá fazer, por exemplo, uma entrevista ou transmissão ao vivo, é importante ter um espaço mais reservado, onde contribuirá para o bom andamento desse trabalho.

Mais uma vez agradecemos sua chegada até aqui e qualquer dúvida é só escrever nos comentários abaixo.